Tel: (11) 3782-1227 secretaria@clubecoopercotia.com.br

ACOMPANHE AS MAIS RECENTES MELHORIAS ESTRUTURAIS

O Departamento

DO PING-PONG AO TÊNIS DE MESA

Atividade que promove o bem estar físico, mental e social, integrando crianças, jovens e adultos, permitindo a participação de toda a família; desenvolvendo coordenação motora, reflexos, raciocínio rápido, estratégia de jogo e controle emocional; exercício aeróbico sendo uma ótima forma de se condicionar fisicamente, além de promover a perda daquelas calorias a mais; pode ser praticado em pequenos espaços, com mínima chance de lesões por não ter contato físico.

O recreacional pingue-pongue até a pratica esportiva do Tênis de Mesa, podem ser praticados por todos em qualquer tempo.

Longevidade: Mesmo que em alto nível, muitos atletas se mantém por anos na elite; exemplo disso é nosso maior representante no esporte: Hugo Hoyama. Já disputou sete Jogos Pan-americanos (de 1987 a 2011) conquistando medalhas em todos, sendo 10 delas de ouro, o último obtido em Guadalajara 2011, com 42 anos, mesmo assim não foi o medalhista mais velho da modalidade deste pan e sim o mexicano Guilhermo Munoz, com 46 anos. Hoyama participou de quatro olimpíadas: Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydnei 2000 e Atenas 2004.

Biotipo específico? Diferente dos outros esportes, no Tênis de Mesa não existe predominância de um biotipo específico, encontramos os mais diversos tipos físicos entre os melhores atletas do mundo. Cada qual com seu estilo de jogo. Atletas de altíssimo nível, tais como a chinesa Deng Yaping, bicampeã olímpica (Barcelona92 e Atlanta96) e tricampeã mundial (91-95-97) uma das melhores jogadoras de todos os tempos, que mede pouco mais de 1,50m. O campeão olímpico, o chinês Liu Guoliang, mede cerca de 1,70m, e atletas como Vladimir Samsonov, tricampeão europeu (1998-2003-2005) e vice-campeão mundial 1997 da Bielorrússia, tem quase 2,00m. O tamanho e o tipo de seus corpos não influenciam diretamente nos resultados obtidos, pois o Tênis de Mesa é um esporte que permite ao jogador adaptar seu físico as diversas maneiras com que se pode disputar a modalidade de forma altamente competitiva.

UM POUCO DE HISTÓRIA...

O Tênis de Mesa, pingue-pongue ou mesatenismo foi inventado na Inglaterra no século XIX, e não na China ou Japão. Imitando o jogo de tênis num ambiente fechado, objetos do dia-a-dia foram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete. A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente. As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ping pong, largamente usadas até a empresa inglesa J. Jaques registrar a marca em 1901. Ainda neste ano, James Gibb testou e passou a utilizar uma bolinha de celuloide. Em 1903 E. C. Goode inovou com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira, versão utilizada até hoje.

Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico. No Brasil, o esporte foi implantado por turistas ingleses por volta de 1905. No ano de 1912 foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo. Até então, o tênis de mesa era praticado somente em casas particulares e em clubes. No Brasil o órgão regulador é a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa ). Esporte bastante popular, atualmente o termo pingue-pongue é utilizada apenas para fins recreativos.

Mesmo sem ter a estrutura e as atribuições atuais, sempre houve um responsável pela prática da modalidade, e diversos técnicos ministraram aulas e campeonatos foram realizados. O atual Departamento de Tênis de Mesa iniciou as atividades em 2005 com o Sr. Jorge Ide tendo continuidade e crescimento com o Sr. Fumiaki Kotama até o ano de 2011.

HOME   |   O CLUBE   |   ADMINISTRAÇÃO    |   CURSOS   |   RESTAURANTE   |   CONTATO   |   ASSOCIE-SE   |   LOCALIZAÇÃO